A carregar...
Tetrapak

Perguntas & Respostas

1. O que é a Tetra Evero Aseptic?

A Tetra Evero Aseptic de 1000ml é uma nova embalagem asséptica de cartão da Tetra Pak que apresenta um formato semi-cilíndrico e se destina à comercialização de leite ultrapasteurizado.


2. O que diferencia a embalagem Tetra Evero Aseptic das restantes embalagens assépticas da Tetra Pak?

A embalagem Tetra Evero Aseptic é uma inovadora embalagem asséptica de cartão que alia à funcionalidade e conveniência do novo formato – em forma de garrafa - as vantagens de protecção e segurança das embalagens assépticas de cartão. A Tetra Evero Aseptic tem uma base e corpo em cartão e um topo e sistema de abertura em plástico que são moldados por injecção ao cartão no interior da máquina de enchimento.


A Tetra Evero Aseptic garante a mesma funcionalidade e conveniência de outras garrafas em plástico ou vidro com as vantagens e atributos ambientais das embalagens assépticas de cartão.


3. Qual o perfil ambiental da embalagem Tetra Evero Aseptic?

A embalagem Tetra Evero Aseptic oferece as vantagens ambientais do cartão com a facilidade de utilização de um formato garrafa. As embalagens Tetra Evero Aseptic são produzidas com cartão certificado pelo FSC™ e o uso futuro de polímeros de plástico renováveis irá beneficiar ainda mais o desempenho ambiental desta nova embalagem. Uma funcionalidade em desenvolvimento vai permitir separar o topo da embalagem em plástico da parte de cartão de modo a facilitar a sua reciclagem. Esta nova funcionalidade estará disponível quando a embalagem começar a ser comercializada a nível mundial em 2012. A embalagem asséptica de cartão Tetra Evero Aseptic tem uma pegada de carbono 24 a 30% inferior a outras garrafas assépticas segundo um estudo de Análise de Ciclo de Vida realizado por um instituto de investigação independente, na Alemanha, em 2010.


4. Que materiais utiliza a embalagem Tetra Evero Aseptic e onde são fabricados?

A embalagem Tetra Evero Aseptic é composta por uma manga semi-cilíndrica em cartão ao qual é moldado um topo e sistema de abertura em plástico. A manga em cartão é produzida pela Tetra Pak nas suas fábricas de produção de material de embalagem e entregue em rolos aos clientes como todas as outras embalagens de cartão fabricadas pela empresa. O cartão das embalagens Tetra Evero Aseptic é produzido na fábrica da Tetra Pak em Lund, na Suécia.

O topo em plástico é moldado ao cartão por injecção numa operação que se realiza no interior da máquina de enchimento. O topo da embalagem é feito de granulado de polietileno de alta densidade (HDPE). O granulado é derretido a elevadas temperaturas e moldado por injecção à manga de cartão.

A tampa do sistema de abertura da Tetra Evero Aseptic é fabricada de polipropileno de alta densidade (HDPE) e o gargalo é produzido em polipropileno de baixa densidade (LDPE)


5. A embalagem Tetra Evero é reciclável? Em que contentor de recolha deve ser colocada?

A nova embalagem asséptica de cartão Tetra Evero Aseptic deve ser colocada no contentor de recolha amarelo, tal como todas as outras embalagens de cartão da Tetra Pak. A embalagem é compatível com os sistemas de recolha e separação selectiva existentes em Portugal. Testes prévios realizados pela Tetra Pak em diversos mercados europeus revelam que a Tetra Evero Aseptic não provoca quaisquer problemas nos processos de reciclagem.


6. Como é que a nova Tetra Evero Aseptic se enquadra nas metas e políticas ambientais da Tetra Pak?

A nova embalagem asséptica de cartão Tetra Evero Aseptic tem um perfil ambiental muito favorável quando comprada com outras garrafas assépticas. Mais de 50% da Tetra Evero Aseptic 1000 ml são fibras de cartão, um recurso renovável. A sua pegada de carbono é 24-30% inferior comparativamente com outras garrafas, segundo um estudo de Análise de Ciclo de Vida realizado por um instituto independente na Alemanha.
A Tetra Evero Aseptic é reciclável e utilizada cartão certificado pelo FSC™.

O desempenho ambiental da Tetra Evero Aseptic é uma área prioritária para a Tetra Pak em termos de desenvolvimentos futuros. Espera-se que em 2012 esteja disponível uma nova funcionalidade que irá permitir separar o topo de plástico do corpo em cartão de modo a facilitar a reciclagem da embalagem.

A utilização de plástico renovável está a ser validade para as partes plásticas da Tetra Evero Aseptic, a começar pelo topo da embalagem.



Sim, as frutas e vegetais têm superpoderes
Regulamento